Bebé Seguro logo
Saúde e bem-estar

15 benefícios dos porta-bebés que você precisa saber

Os porta-bebés promovem profunda conexão entre pais e bebés, além de facilitar os passeios. Saiba mais sobre eles.

08 janeiro 2024
Pai segurando o filho com o porta-bebé

A prática de babywearing, de transportar o bebé junto ao corpo, é o método mais antigo de transporte de bebés. Surgiu com o uso de panos e tecidos que, quando amarrados, formam uma bolsa para o transporte do bebé. Hoje, além dos panos e tecidos, existem também mochilas ergonómicas que possuem a mesma função.

Os porta-bebés têm ganhado popularidade nos últimos anos, principalmente após a publicação de estudos científicos que comprovam os benefícios que o transporte junto ao corpo dos pais traz para o desenvolvimento dos bebés e crianças. Veja quais são os benefícios:

1. Fortalece o vínculo com o bebé

O uso de porta-bebés permite que o bebé sinta o calor e escute os batimentos do coração da mãe, o bebé já fazia antes mesmo de nascer. O contacto constante entre o corpo do bebé e o corpo da mãe está relacionado com o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

2. Bebés choram menos e são menos agitados

Um estudo feito por pediatras em 1986, verificou que bebés carregados com porta-bebés podem reduzir o choro em até 54%. Além disso, o toque contínuo, a amamentação frequente e uma mãe sempre alerta, fazem com que os bebés fiquem menos agitados.

3. Ajuda o desenvolvimento físico do bebé

O estímulo táctil no corpo do bebé promovido pelo movimento do caminhar da mãe, promove o ganho de peso e o aumento na densidade óssea do bebé.

4. A mãe fica mais atenta ao bebé

Estudos verificaram que mães que utilizam porta-bebés para o transporte dos filhos ficam mais atentas aos comportamentos e aos sinais emitidos pelo bebé.

5. Redução nos sintomas de refluxo e melhora a digestão

Como os bebés ficam em posição sentada (com o devido suporte para a coluna e pescoço), eles têm menos refluxos, vômitos e tosses, reduzindo também os problemas respiratórios.

O estímulo táctil promovido pelo transporte com o uso de porta-bebés libera hormônios responsáveis pela absorção dos alimentos nos bebés, melhorando a sua digestão.

Estudos comprovaram que os bebés das mães que utilizam porta-bebés bolçam menos.

6. Reduz os ricos de otite média

A otite média é a infecção do ouvido médio. O refluxo pode depositar suco gástrico no canal do ouvido médio do bebé e deixá-lo exposto ao risco de infecção. Os porta-bebés reduzem os sintomas de refluxo.

7. Ajuda na depressão pós-parto

A depressão pós-parto é uma doença comum e pode afetar de 20 a 35% das mulheres. Um estudo de 1996 concluiu que os bebés respondem positivamente a um maior contacto físico, mesmo nos casos em que a mãe está a sofrer com depressão pós-parto.

Além disso, estudos também demostraram que mães que passaram 5 horas em contacto físico com o seu bebé, durante a primeira semana de vida, reportaram melhoras significativas no grau de depressão pós-parto.

Vale lembrar que os porta-bebés podem ajudar, mas não são uma cura para a depressão pós-parto. Procure imediatamente um médico caso sinta qualquer sintoma relacionado a essa doença.

8. Aumenta as taxas de amamentação

Foi verificado que mães que utilizam porta-bebés por pelo menos 1 hora por dia durante o primeiro mês de vida do bebé, têm taxas significativamente maiores de amamentação.

9. Relaxamento e bem-estar para mãe e o bebé

O toque e a troca de calor humano estimulam a produção de oxitocina, que é um hormônio relacionado à redução do stress, redução da pressão arterial e diminuição dos níveis de cortisol.

10. Semelhante ao útero materno

Após o nascimento, o mundo do bebé muda completamente e isso gera um grande stress no seu corpo. Os porta-bebés envolvem completamente o corpo dos bebés e assemelham-se ao útero materno, facilitando a transição.

11. O bebé sente a presença constante da mãe

Os bebés reconhecem a separação física de suas mães e, muitas vezes, choram quando afastados e acalmam-se ao retornar para o colo da mãe. Isso é um instinto natural e os porta-bebés dão uma segurança de proximidade constante ao bebé.

Mães e bebés sincronizam seus batimentos cardíacos quando estão em contacto. Com o uso do porta-bebés, os bebés sentem melhor a presença e o contacto da mãe, através dos seus batimentos, seu calor e sua voz.

12. Os humanos são adaptados a ergonomia do porta-bebés

A biologia define 3 classificações para os mamíferos com relação ao seu comportamento de cuidados com o filho após o nascimento. Os humanos, assim como os macacos, são considerados "carregadores", pois carregam seus filhos quando pequenos. Existem também os "aninhadores", que escondem seus filhos em um local seguro e outras que os filhos viram "seguidores" dos pais e já começam a andar e segui-los quase imediatamente após o nascimento.

13. Reduz riscos de plagiocefalia

A plagiocefalia ou transtorno da cabeça achatada, é caracterizada pela modificação do formato da cabeça dos bebés. Como eles ainda tem ossos em formação, quando os bebés passam muito tempo deitados, o apoio prolongado da cabeça sempre na mesma posição pode ocasionar esse transtorno. Com o uso de porta-bebés, os bebés tendem a passar mais tempo sentados, reduzindo assim os riscos de plagiocefalia.

14. Mais confortável para a mãe

O porta-bebés facilita o transporte. A carga de carregar um bebé nos braços pode ser até 16% maior do que ao utilizar um porta-bebés. Além disso, a mãe fica com as mãos livres para outras tarefas.

15. Aumenta a confiança parental

Estudos demostram que mães que utilizam porta-bebés reportaram sentimentos de maior confiança e competência em suas habilidades parentais.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Sua cama de grades é segura para o seu bebé?
SAÚDE E BEM-ESTAR
Sua cama de grades é segura para o seu bebé?
Para garantir o bem-estar do seu bebé, o seu quarto deve ser livre de armadilhas e perigos. A cama de grades merece atenção especial e, por isso, algumas recomendações devem ser seguidas.




Mais lidos
1
Os 8 melhores carrinhos de bebé de 2024
Bebé Seguro
Quem somosContactoPolítica de privacidade
Siga-nos nas redes
InstagramFacebook

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Bebé Seguro são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.