Calculadora de gravidez e data prevista do parto

Com a nossa calculadora de gravidez, você descobrirá com quantas semanas você está e a data provável do seu parto.

O primeiro dia da sua última menstruação
A duração do seu ciclo
28 dias
Calcular data do parto
Um calendário

Como funciona uma calculadora de gravidez?

Através do último dia da sua menstruação, a calculadora de gravidez fará uma estimativa da sua provável data de parto. Pode ser confuso para as futuras mamãs, mas o referencial médico para descobrir a data prevista do parto é a partir da data da última menstruação, que é chamado de DUM. Ainda que a ovulação ocorra 14 dias após o primeiro dia do ciclo, como é difícil saber quando houve a fecundação, a comunidade médica utiliza como marco do início da gestação o primeiro dia da menstruação do último ciclo.

Quanto tempo dura uma gravidez?

Uma gravidez dura 40 semanas ou 280 dias. A partir das 37 semanas de gestação, o bebé já pode nascer, mas a mulher pode ter uma gestação de até 42 semanas. Entre 41 e 42 semanas, caso o bebé não nasça, o médico irá decidir qual a melhor abordagem. Para as mamãs que querem fazer uma cesariana a pedido (eletiva), ela pode ser feita depois das 39 semanas.

Como calculamos a sua data provável de parto?

Para saber a sua DPP, utilizamos a Regra de Naegele, que é a forma padronizada de calcular a data de parto (DPP) a partir da data da última menstruação (DUM). A regra foi criada pelo obstetra alemão Franz Karl Naegele, por isso o nome Regra de Naegele.

Para chegar a data provável de parto, somamos 280 dias ao primeiro dia da última menstruação. A partir do resultado obtido, sabemos que pode variar alguns dias antes ou depois. Estima-se que apenas 5% dos bebés nasçam na data estimada. Consideramos um ciclo padrão de 28 dias. Se seu ciclo for maior ou menor, nós fazemos um ajuste com a diferença em dias.

E se eu não sei a data da última menstruação?

Como muitas mulheres não lembram a data da última menstruação ou têm ciclos irregulares, saber a DUM pode não ser fácil. Nessa situação, o melhor é fazer o ultrassom. Dessa forma, o médico conseguirá saber o tamanho do embrião, ou do saco gestacional, e assim conseguirá informar para a mãe a data provável do parto, conhecida como DPP.

Por que a gravidez é contada em semanas e não em meses?

Como a evolução do seu bebé nos primeiros 3 meses é muito rápida, a contagem por semanas, ao invés de meses, permite que o acompanhamento seja muito mais eficiente que o mensal. Além disso, como cada mês tem uma quantidade diferente de dias, então você contar por semana, 7 dias, facilita mais.

De quantos meses eu estou grávida?

Pode ser estranho em uma conversa com familiares e amigos utilizar semanas ao invés de meses, já que estamos tão acostumados a nos referir a uma gravidez de 9 meses. Para saber com quantos meses você está, você pode utilizar a tabela abaixo.

TrimestreSemanasMeses
1-4um
5-8dois
9-13três
14-17quatro
18-22cinco
23-27seis
28-31sete
32-35oito
36-40nove