Saúde e bem-estar

Queda de móveis e TV's: perigo para as crianças

Cómodas e outros móveis pesados podem ceder e provocar um acidente inesperado. Saiba como evitar!
24 de março de 2020
Criança abrindo gaveta da cómoda

Todos queremos viver em uma casa segura, principalmente, quando temos filhos. As crianças não possuem a mesma capacidade de avaliar situações de perigo como nós, então móveis aparentemente inofensivos podem provocar ferimentos muito graves e, até mesmo, algo pior. O acidente pode acontecer quando seu miúdo tentar escalar a cómoda ou até mesmo ao brincar na gaveta.

Somente nos Estados Unidos, de acordo com o documentário Desserviço ao Consumidor do Netflix, uma pessoa é hospitalizada por queda de móveis a cada 30 minutos. Antigamente, na época dos nossos avós, os móveis eram mais robustos. Hoje, com a indústria do consumo, muitas vezes pelo preço e pela vontade de estar sempre a remodelar a casa, as pessoas optam por comprar móveis menos duráveis. Apesar do design atrativo, esses móveis, na maioria das vezes, duram por poucos anos e depois precisam ser trocados.

No meio desse contexto, as notícias de quedas de móveis têm ganhado as páginas de jornais e, nesse cenário, as cómodas da IKEA tiveram muita repercussão, em especial pelos frequentes acidentes com o modelo MALM. Apenas a linha MALM já provocou, infelizmente, a morte de pelo menos cinco crianças (nenhum delas em Portugal). E, recentemente, a IKEA foi condenada a pagar 41 milhões de euros a família de um bebé que morreu após uma cómoda ceder em 2017. Em uma tentativa de reparar o erro, a empresa sueca passou a oferecer um kit de fixação para que as pessoas pudessem prender as cómodas às paredes.

Mas não se engane, você não deve sair estourando seu orçamento em busca de móveis pesados. Não são só as cómodas da IKEA que representam um perigo para as crianças. Qualquer mobília, leve ou não, que tenha o risco de ceder, deve ser fixada à parede. Isso também vale para televisores. Muitos pais podem achar que porque a cómoda é pesada para os entregadores, também o será para os pequenos, mas tudo tem a ver com o centro de gravidade, e uma gaveta aberta pode funcionar como uma alavanca para o móvel vir abaixo.

Prendedor de tv na parede
Prendedor de tv na parede
Fonte:Amazon.es

Papás e mamãs, não esperem o pior acontecer. Tampouco confiem no fato de seu filho ser obediente ou já ser mais velho e não precisa escalar os móveis. Crianças são naturalmente curiosas e nunca sabemos o que vai despertar seu interesse. E como se precaver? Aparafusando o móvel à parede ou prendendo-o por meio de arnês.

No caso da marca sueca, quando você adquire uma cómoda na IKEA, você recebe um kit de acessórios de fixação ou, se você ainda não o tem, é possível solicitar gratuitamente clicando aqui. No site da IKEA, é possível conferir um guia de fixação, uma vez que a ferragem a ser utilizada depende do material da parede.

Caso você queira fixar um móvel de qualquer outra marca, basta procurar arnês ou ferragens em lojas de produtos infantis, bricolagem ou na internet. Em relação aos televisores, é importante reservar um tempo para pendurá-los na parede, é onde ela estará mais segura.

Cuidados e precauções

Cómodas/armários/estantes/outros móveis pesados

  • Guarde objetos mais pesados nas gavetas mais baixas;
  • Não coloque controlo remotos, brinquedos, alimentos ou objetos que despertam interesse das crianças no alto, pois pode estimulá-la a escalar o móvel.

Televisores

  • Prenda a televisão à parede de acordo com o manual do utilizador;
  • Caso você não possa prender o televisor à parede, utilize arnês de segurança para ancorar a televisão à parede;
  • Guarde os cabos que possam ser puxados para que não haja tropeços.

Se você quiser saber mais como parafusar seu móvel à parede aceda ao site da IKEA. A depender do tipo de parede que você possua, gesso com ou sem estrutura de madeira ou alvenaria, por exemplo, o modo de fixação será diferente. Confira o vídeo abaixo para entender melhor.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
Link copiado