Bebé Seguro logo
Os melhores

Os 6 melhores brinquedos montessori para bebés de 2024

Os brinquedos Montessori estimulam a curiosidade, criatividade e habilidades motoras dos recém-nascidos.

02 janeiro 2024
Melhores brinquedos montessori

Os brinquedos Montessori são projetados para incentivar o desenvolvimento de habilidades motoras finas, cognitivas, sociais e emocionais em crianças. Estes brinquedos são baseados nos princípios desenvolvidos por Maria Montessori, uma das pioneiras da educação infantil, e empregam materiais seguros, naturais e duráveis. Estes brinquedos são projetados para serem manipulados com as mãos, ajudando as crianças a desenvolver suas capacidades motoras finas, como agarrar, desenvolver suas habilidades cognitivas, como pensar e raciocinar, e desenvolver suas habilidades sociais e emocionais, como a colaboração e o trabalho em equipe.

Maria Montessori, educadora e médica italiana, foi uma referência na área da educação infantil. Sua teoria foi desenvolvida a partir de uma abordagem científica e interdisciplinar que considera o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. Esta teoria defende que as crianças são capazes de desenvolver-se e aprender por conta própria, desde que sejam fornecidas as condições necessárias para incentivar e promover o seu desenvolvimento. Assim, Maria Montessori defendeu o método de educação ativa e criou diversas ferramentas pedagógicas para estimular o pensamento independente e a criatividade das crianças. Com este método, as crianças tornando-se assim indivíduos autónomos e responsáveis.

Se você está em busca de brinquedos montessori para o seu filho ou para ofertar para quem você conhece, este post certamente te ajudará.

1. Mobiles montessori com constraste

Mobiles montessori com constraste

Por que escolhemos esse produto?

Quando os bebés nascem, eles não enxergam cores porque os olhos ainda não se desenvolveram o suficiente. Por volta dos 4 meses é que ele conseguirá identificar cores. Por isso, brinquedos de contraste são essenciais para ajudar a estimular a visão do bebê. Eles ajudam o bebé a diferenciar entre cores e formas, além de desenvolver seu raciocínio e habilidades visuais. Estes brinquedos também podem ajudar o bebé a se concentrar, pois eles ajudam a prender sua atenção por longos períodos de tempo. Brinquedos de contraste também ajudam a desenvolver as habilidades cognitivas do bebé, pois eles estimulam a memória, a imaginação e a criatividade. Provavelmente quando você pensa em bebés e no método Montessori, esses mobiles, principalmente o Munari mobile, é um dos mais famosos brinquedos.

2. Livros de alto contraste

Livros de alto contraste

Por que escolhemos esse produto?

Os livros de alto contraste preto e branco são uma ótima opção para bebés que ainda não enxergam cores. Estes livros tendem a ter objetos grandes e bem diferenciados, com muito contraste entre preto e branco. Além disso, as páginas são grossas e resistentes, o que permite que os bebês manipulem os livros sem se machucar. Estes livros também são muito divertidos, pois permitem que os bebês explorem figuras de forma simples e divertida. Assim, são uma ótima opção para estimular os bebês a desenvolverem seu raciocínio e cognição. Eu gosto especialmente desses livros porque eles mostram situações da vida real (e não fantasia). São cards que tratam de bebés, animais, rostos e sobre sair de casa. É o primeiro livro ideal para os bebés.

As cartas de alto contraste também são uma excelente opção.

Cartas de alto contraste montessori
Cartas de alto contraste montessori

3. Brinquedos de agarrar e morder Manhattan Toy Skwish

Brinquedos de agarrar e morder Manhattan Toy Skwish

Por que escolhemos esse produto?

Os brinquedos de agarrar para recém-nascidos são extremamente importantes para o desenvolvimento motor e cognitivo dos bebés. Eles ajudam a desenvolver a coordenação olho-mão, além de incentivar o desenvolvimento da percepção visual e do tato. Através do uso dos brinquedos, o bebê também desenvolve habilidades de segurar objetos que serão fundamentais para outras habilidades, como escrever, usar a tesoura e desenhar.

4. Brinquedos de agarrar sensoriais

Brinquedos de agarrar sensoriais

Por que escolhemos esse produto?

Assim como o brinquedo mostrado acima, os brinquedos de agarrar de madeira e que emitem sons são ideais para bebés e crianças. Ajudam a estimular a coordenação motora fina e grossa, incentivam a exploração sensorial do bebê. Eles também podem ajudar o bebé a desenvolver o seu sentido auditivo. Além disso, os brinquedos de madeira são seguros para que o bebé os agarre, os morda e os explore, pois são resistentes e duráveis.

5. Almofada topponcino

Almofada topponcino

Por que escolhemos esse produto?

A almofada topponcino não é exatamente um brinquedo, mas julgo eu que um acessório muito importante na vida de qualquer recém-nascido. As primeiras 6-8 semanas do bebé são conhecidas como "simbiose" quando o bebé ainda está conhecendo o mundo e começando a ter a sua individualidade. A almofada topponcino funciona como um ponto de referência para eles, fornece um ambiente de segurança para que o bebé se sinta confortável, adicionando uma outra camada de proteção. Ajuda também a combater a estimulação excessiva ao passar o bebé de um cuidador para o outro. O ideal é que você mantenha sempre a almofada topponcino embaixo do bebé nos primeiros meses.

6. Bolas sensoriais para bebés

Bolas sensoriais para bebés

Por que escolhemos esse produto?

As bolas sensoriais ajudam na estimulação sensorial, permitindo ao bebé explorar diferentes texturas, cores, formas e sons. Estas bolas podem ser usadas para estimular a coordenação motora fina, promover o equilíbrio e ajudar na consolidação de noções básicas de forma, cor e tamanho. São ótimas para os bebés apertarem com as mãos pequeninas.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
As 7 melhores prendas para crianças de 1 até 3 anos de idade
OS MELHORES
As 7 melhores prendas para crianças de 1 até 3 anos de idade
Quando os pequenos começam a crescer, eles aprendem sobre o mundo ao seu redor através das brincadeiras. Confira nossas sugestões de brinquedos educativos.




As listas de melhores produtos do Bebé Seguro são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 8 melhores carrinhos de bebé de 2024
Bebé Seguro
Quem somosContactoPolítica de privacidade
Siga-nos nas redes
InstagramFacebook

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Bebé Seguro são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.