Saúde e bem-estar

Banheira Shantala e Tummy Tub: o banho do bebé no balde

Veja aqui os benefícios de utilizar essa banheira com seu recém-nascido e qual a diferença entre a Shantala e a Tummy Tub.
23 de março de 2021
Bebé tomando banho na banheira balde Shantala

A maioria dos bebés encontra dificuldades para adaptar-se ao novo mundo fora do útero das mães. Muitos dos novos estímulos acabam por inquietá-los, e um dos momentos mais relaxantes para eles é o banho.

Na hora do banho, há pais que preferem utilizar uma pia, ou até mesmo equilibrar o bebé nos braços no próprio chuveiro. Embora a pia da cozinha seja uma boa opção, as banheiras oferecem mais apoio e suporte e, dessa forma, tornam o banho mais seguro e tranquilo. Existem muitos tipos de banheiras para bebés disponíveis no mercado, mas, nos últimos anos, a banheira que assemelha-se a um balde ganhou o coração dos pais.

Especialmente projetada para simular o útero da mãe, ela oferece melhores condições para o bebé após o nascimento. A sua forma recria o ambiente protegido e quente da barriga e, assim, o bebé sente-se seguro e protegido. Nesse cenário, duas marcas ficaram mais conhecidas pelas banheiras balde, a Shantala e a Tummy Tub.

Como surgiu

A Tummy Tub, pioneira no mercado, foi criada em 1996 por uma jovem mãe holandesa, Anita Belderok. A ideia surgiu de uma situação da vida real, quando seu próprio bebé não conseguiu acomodar-se na banheira e uma parteira sugeriu que ela tentasse banhá-lo em um balde.

Para as parteiras holandesas e enfermeiras, essa "terapia com balde" já era prática comum, pois haviam descoberto que os recém-nascidos sentiam-se muito mais confortáveis ​​sendo banhados em um balde do que na "versão mini" do banho adulto, comumente usada desde os anos 50, mas nunca havia sido introduzido comercialmente.

Quando funcionou com o bebé de Anita, ela se questionou "Por que não há um produto disponível que imite essa forma, tenha curvas ainda mais suaves para um bebé, seja feito de plástico sem BPA e ofereça um design mais seguro?". O Tummy Tub foi a resposta.

A banheira balde é recomendada e usada por clínicas de maternidade, médicos e pediatras em todo o mundo. Ela ajuda os bebés prematuros e recém-nascidos a se acalmarem, além de aliviarem dores de barriga e estados de ansiedade.

Benefícios

Os benefícios terapêuticos da banheira podem ser experimentados desde o nascimento até o sexto mês. A medida que crescem, da 12ª à 16ª semana, os bebés têm maior controle sobre os músculos do pescoço e torna-se mais fácil inclinar-se para os lados. A banheira irá ajudá-lo a ficar em uma posição confortável para suas costas.

  • Os recém-nascidos são posicionados suavemente como costumavam estar no ventre da mãe, para se sentirem tranquilos, felizes e relaxados;
  • Eles podem escolher a posição que mais gostam e não são obrigados a ficar deitados;
  • Os bebés não têm medo de afundar. Seus pezinhos sempre encontram um apoio tranquilizador no fundo da banheira;
  • Eles ficam completamente cercados por água morna e suave durante mais tempo;
  • As bordas arredondadas trazem mais conforto e segurança;
  • Evita dores nas costas dos pais durante o banho;
  • Permite um melhor contato visual com o bebé;
  • Economiza água e energia, porque a pequena quantidade de água necessária permanece na temperatura ideal por muito mais tempo;
  • Mais fácil de encher, esvaziar e transportar quando cheio de água;
  • Permite segurar melhor o bebé;
  • Muito estável e não irá virar;
  • Quando o bebé crescer, ele pode ser preenchido com areia ou água para brincar ou pode ser um recipiente útil, caixa de brinquedos, recipiente para plantas, etc.

Banheira Tummy Tub/Shantala x Balde normal

Para muitos pais pode causar imensa confusão comprar uma banheira em formato de balde quando há vários baldes disponíveis no mercado. Pais, não é a mesma coisa. A Shantala e a Tummy Tub são livres de toxinas, BPA e ftalatos, são feitas de materiais não tóxicos para garantir a segurança do seu bebé.

BPA (bisfenol-A) é um composto químico presente nos plásticos, utilizados para endurecer plástico, e é prejudicial a saúde. No caso dos bebés, existem preocupações sobre os possíveis efeitos, porque até os 6 meses o bebé ainda não tem um sistema de eliminação de BPA tão desenvolvido como o de um adulto.

Segurança

Projetado e produzido na Europa, o Tummy Tub possui o certificado de segurança europeu TÜV. Passou nos mais rigorosos testes de segurança na Austrália, França, Alemanha, Reino Unido e EUA. Também tem sido usado por milhões de bebés em todo o mundo, desde 1996, período em que nunca houve um acidente ou ferimento relatado.

Diferença entre a Tummy Tub e Shantala

Não há quase nenhuma diferença prática em relação aos modelos. Cá em Portugal, a Shantala ganhou mais fama e é um pouco mais barata, mas a Tummy Tub foi quem começou no mercado.

Em relação ao design, a Shantala é um pouco maior. Ela possui 43 cm de altura e 37 cm de diâmetro, enquanto a Tummy Tub possui uma altura de 38 cm e um diâmetro de 33 cm.

A Shantala também possui uma parte mais elevada, que alguns pais acreditam que facilite a limpeza do bebé, mas a água esfria um pouco mais rápido. Outros pais preferem a Tummy Tub por caber melhor o recém-nascido, por ser menor (na foto do post acima, o bebé está tomando banho em uma banheira Tummy Tub).

Como é o banho?

Caso você queira ver na prática como funciona o banho, assista a este vídeo e veja esta fofura.

Recomendações de uso

A temperatura ideal da água para o banho corresponde à temperatura corporal da mãe (entre 36 e 38°C). Lembre que no caso de bebés e recém-nascidos prematuros, a água deve cobrir seus ombros.

  • Sempre mantenha o bebé supervisionado por um adulto;
  • Nunca permita que outras crianças substituam a supervisão de um adulto;
  • Verifique a temperatura da água antes de colocar o bebê no banho;
  • Interrompa o uso do produto se ele estiver danificado ou quebrado;
  • Nunca levante a banheira como o bebé nele;
  • Nunca coloque a banheira na água de uma banheira de adulto ou pia;
  • Evite usar baldes para uso doméstico, pois não são seguros para o banho do bebé;
  • Cuidado com produtos de imitação baratos que podem não estar em conformidade com os regulamentos de segurança acima e, portanto, podem ser perigos potenciais para a segurança.

Onde comprar?

Se você ficou interessado ou quer saber mais, veja na Amazon as duas banheiras disponíveis.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
Link copiado