Bebé Seguro logo
Saúde e bem-estar

Crianças e ecrãs: proteja os olhos dos seus filhos

A Organização Mundial da Saúde divulgou o seu primeiro relatório sobre problemas de visão e relaciona o uso de ecrãs ao crescimento de casos de miopia.

02 janeiro 2024
Criança de óculos segurando um celular

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente o primeiro relatório mundial sobre visão com informações que devem servir de alerta para os pais. De acordo com os dados coletados, a OMS prevê um aumento expressivo de pessoas com miopia. Em 2000 havia 1,4 milhões de pessoas com miopia e a estimativa é que em 2030 haja 3,36 milhões.

A OMS relaciona o aumento do número de pessoas com problemas oculares com as mudanças no estilo de vida. Hoje gasta-se menos tempo ao ar livre e mais tempo com as atividades em que os olhos estão a focar em um objetos muito próximos, como no caso dos computadores, telemóveis, videojogos e televisão.

Com a explosão dos dispositivos portáteis digitais nas mãos das crianças há vantagens e desvantagens, mas hoje em dia é comum os pequenos passarem muito tempo a olhar para ecrãs. Com a imensa quantidade de conteúdo infantil disponível, muitas crianças preferem assistir ao Youtube ao invés de realizar atividades ao ar livre e esses hábitos podem ser prejudiciais à saúde.

Ainda que o desenvolvimento da miopia esteja relacionado a várias causas, os pesquisadores acreditam que o aumento do tempo de tela entre as crianças é um fator de risco significativo para o desenvolvimento e progressão da miopia. A prevalência da miopia cresceu significativamente nas últimas décadas e essa tendência coincide com o aumento do uso de computadores e dispositivos digitais por crianças.

O que fazer?

Nesse sentido, a OMS criou uma série de diretrizes que tratam de atividades físicas, tempo em frente ao ecrã, sedentarismo e o sono das crianças. Segundo a OMS, bebés com menos de 1 ano não devem usar telas, e crianças de 1 a 4 anos, o tempo de tela não deve ser superior a 1 hora. Todavia, sinalizam que quanto menos, melhor.

As crianças estão a nascer na geração dos ecrãs e não é realista acreditar ser possível que elas vivam sem tais dispositivos. O que os pais devem fazer é diminuir os riscos de que seus filhos desenvolvam algum problema de visão e, para tanto, alguns hábitos devem ser incorporados na rotina:

Faça pausas a cada 20 minutos

As pausas ajudam a relaxar os músculos do foco e alinhamento dos olhos, assim reduzem os riscos de fadiga ocular.

Faça verificações de postura

Incentive a criança a fazer alguns alongamentos, como mover a cabeça lentamente para direita, esquerda, cima e baixo. Isso além de ajudar a aliviar os músculos, reduz a fadiga.

Eduque as crianças sobre a importância de piscar os olhos

Ajuda a evitar olhos cansados, doloridos e secos.

Estabeleça horários para a utilização dos dispositivos digitais

É uma ótima ideia fixar os horários em que seu filho poderá fazer uso, isso vai ajudar a interromper a fixação deles nos dispositivos digitais.

Faça atividades ao ar livre pelo menos 1 hora por dia.

A luz solar ajuda na vitamina D, que auxilia na saúde visual e na produção de dopamina, hormônio que ajuda a conter o crescimento do olho.

Dispositivos digitais como smartphones, tablets e computadores podem ajudar muito os pais. Além da diversão, eles possuem muitos conteúdos educativos para as crianças, mas o excesso pode ser prejudicial à saúde dos pequenos. Por isso, é preciso encorajá-los a se desconectarem, e os pais precisam dar um bom exemplo. Limites saudáveis precisam ser estabelecidos, e as crianças devem ser estimuladas ao máximo para aproveitar o mundo fora das telas ao ar livre.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os 6 melhores desumidificadores de 2024
OS MELHORES
Os 6 melhores desumidificadores de 2024
Banheiro com mofo, vidros húmidos e roupas que demoram a secar? Confira nossa lista com excelentes opções de desumidificadores para facilitar a sua busca.




Mais lidos
1
Os 8 melhores carrinhos de bebé de 2024
Bebé Seguro
Quem somosContactoPolítica de privacidade
Siga-nos nas redes
InstagramFacebook

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Bebé Seguro são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.