Bebé Seguro logo
Saúde e bem-estar

O perigo das cápsulas de detergente para os bebés e crianças

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM alertou para necessidade de cuidado com as cápsulas de detergente para evitar intoxicação.

04 janeiro 2024
Bebé dentro de uma máquina de lavar roupas

Às vezes alguns produtos aparentemente inofensivos podem ser bastante perigosos para os nossos filhos. Para as crianças curiosas, os invólucros com cores brilhantes e chamativas das cápsulas de detergente despertam o interesse, pois parecem guloseimas. Cada cápsula que costuma ser utilizada nas máquinas de loiça e roupa contém entre 30 e 50 ml de detergente concentrado.

Conforme os dados do CIAV, entre 2015 e o primeiro semestre de 2017, houve 296 casos de exposição de crianças as cápsulas de detergente. A maior parte dos acidentes envolveu crianças com até 2 anos de idade.

Segundo a médica responsável, Fátima Rato, há um “número considerável de chamadas recebidas no CIAV devido a intoxicações em crianças decorrentes da exposição a este tipo de produtos”. As intoxicações se dão através “do seu manuseamento pelas crianças, que ao rebentarem as cápsulas nas mãos ou na boca, atingem os olhos, a boca e a pele”, explica a médica.

De acordo com o Centro, “ainda que a maior parte destas situações seja de gravidade relativa, dependendo de diversos fatores, podem no entanto provocar lesões, nomeadamente ao nível ocular, com consequências potencialmente mais graves”.

Os sintomas variam de acordo com a área onde houve contato com o produto:

  • Pele: eritema (pele vermelha, irritada);
  • Olhos: ardor, olho vermelho, edema (inchaço) palpebral ou mesmo uma queimadura química;
  • Boca: vómitos, alterações na orofaringe (garganta), ou alterações respiratórias por aspiração do produto.

O que fazer em caso de exposição?

Caso haja exposição, se ela ocorrer através dos olhos, o CIAV orienta a proceder a lavagem com água corrente durante 10 a 15 minutos, afastando as pálpebras, e contactar imediatamente a CIAV através do número 808 250 143. O serviço do INEM funciona todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Precauções

Esses acidentes são evitáveis e os pais devem ser cuidadosos ao manter esses produtos fora do alcance dos seus filhos. Dentre as medidas de prevenção a acidentes, a CIAV aconselha:

  • Guarde a embalagem de detergente logo após a utilização;
  • Feche a máquina logo que se coloca o produto;
  • Mantenha a embalagem em um local de difícil acesso para as crianças;
  • Nunca dê a crianças embalagens de detergente para brincar.

Se possível, o Bebé Seguro recomenda que os pais evitem a utilização das cápsulas de detergentes quando as crianças ainda são pequenas e dê preferência às formas tradicionais, em pó ou líquido. Quando se trata da segurança dos nosso filhos, uma vez que a aparência similar a doce pode induzir os pequenos ao erro, todo cuidado é pouco.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os melhores paineis sensoriais Montessori de 2024
OS MELHORES
Os melhores paineis sensoriais Montessori de 2024
Desvendando o mundo através do toque: explore como os painéis sensoriais Montessori podem transformar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.




Mais lidos
1
Os 8 melhores carrinhos de bebé de 2024
Bebé Seguro
Quem somosContactoPolítica de privacidade
Siga-nos nas redes
InstagramFacebook

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Bebé Seguro são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.